sexta-feira, 5 de setembro de 2008

História Reprodutiva e Anemia de Mulheres


Vida reprodutiva

 A idade média da menarca nas mulheres estudadas foi de 12,8 anos para o Estado, praticamente sem variações entre os três estratos geográficos. A primeira gravidez ocorreu, em média, aos 19,9 anos de idade.

 Em relação à paridade, o número médio de filhos foi de 2,4 para o total da amostra, variando de 2 na RMR a 3,1 filhos no Interior Rural. A média de filhos vivos atualmente por mãe para o Estado foi de 2,3 sendo 2 na RMR, 2,3 no Interior Urbano e 2,9 no Interior Rural.

 O percentual de mulheres que referiram gravidez anterior ao momento da entrevista foi em torno de 80% nos três espaços geográficos estudados e, no que diz respeito à gestação atual, a prevalência no Estado foi de 4%. A assistência pré-natal à gravidez atual foi de 83% para o Estado como um todo, variando de 78% na RMR e no Interior Rural a 94% no Interior Urbano.

 Métodos anticoncepcionais

 O percentual de casos de mulheres em idade reprodutiva que evitavam a gravidez foi de 71% para o Estado, com 74% na RMR, 69% no Interior Urbano e 66% no Interior Rural.

 O método anticoncepcional mais utilizado foi o uso da pílula: 36% no Estado, com maior predominância no Interior Rural (47%). O segundo mais freqüente foi a laqueadura tubária (34% na RMR, 40% no Interior Urbano e 26% no Interior Rural). A utilização do preservativo (camisinha) foi referida por apenas 20% das mulheres do Estado e a prática de obediência à tabela foi muito baixa (1%).

 O uso do método anticoncepcional foi orientado por médico em 43% dos casos, mas grande parte das mulheres fez uso por conta própria (40%). A decisão de fazer a laqueadura, na maioria das vezes (57%), foi tomada pela própria mulher. Apenas 22% compartilharam da decisão com o companheiro, enquanto o maior percentual de aconselhamento médico aconteceu no Interior Rural (18%). No que diz respeito ao momento da realização da laqueadura, a maioria ocorreu na cesariana do último filho (56%), embora 44% tenha ocorrido deliberadamente, em cirurgia específica, principalmente no Interior Rural.

 Anemia

 A prevalência de anemia em mulheres em idade reprodutiva foi de 17%, sendo de 14% e 15% no Interior urbano e na zona rural respectivamente, enquanto na RMR a prevalência foi um pouco maior (21%). Estes resultados indicam uma diminuição média de prevalência de 30% em relação aos níveis encontrados em 1977 (24,5%).